O Banco Europeu para a Reconstrução e o Desenvolvimento (BERD) vai financiar com 200 milhões de euros a construção do porto de Nador West Med, em Marrocos.
O contrato de financiamento foi assinado com a empresa estatal de Marrocos Société Nador West Med (NWM), responsável pelo desenvolvimento do complexo logístico-portuário a localizar-se na costa mediterrânica de Marrocos, a 30 quilómetros da cidade de Nador e a 250 milhas do estreito de Gibraltar.
Numa primeira fase, o novo porto disporá de um terminal de contentores com um cais de 1520 metros, 76 hectares de terraplenos e fundos de -18 metros, com uma capacidade de três milhões de TEU/ano.
O projecto contempla igualmente de imediato um terminal de hidrocarbonetos com três postos de atracação e fundos de -20 metros (com capacidade para movimentar 25 milhões de toneladas/ano), um terminal carbonífero com 360 metros de cais e fundos de -20 metros (para sete milhões de toneladas/ano), um terminal de carga geral (para três milhões de toneladas/ano) e uma rampa ro-ro.
Junto ao porto será criada uma zona franca para a instalações de plataformas industriais, logísticas e de serviços.
Na prática, Marrocos tentará replicar em Nador West Med a experiência de Tanger Med.
“O projecto Nador West Med é prioritário para Marrocos e é um elemento-chave de um projecto de desenvolvimento mais abrangente que inclui uma zona franca, uma plataforma logística e uma zona industrial”, afirma, citado num comunicado de imprensa, o director-geral da NWM, Mohamed Jamal Benjelloun.
O investimento será também co-financiado, além do BERD, pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) e pelo Fundo Árabe para Desenvolvimento Económico e Social.