Os frequentadores da frente ribeirinha de Lisboa disporão a partir da Primavera de um sistema de bike-sharing.
No arranque, previsto para 21 de Março, ou mais provavelmente para Abril, a oferta abrangerá um percurso de 11 quilómetros, com 12 estações de entrega/recolha das bicicletas.
As estações localizar-se-ão em Santa Apolónia, no Terreiro do Paço, no Cais Sodré, junto ao bar Meninos do Rio, na Doca do Espanhol, na Doca de Santo Amaro (duas), na Estação Fluvial de Belém, na Doca de Belém, na Doca do Bom Sucesso (duas) e na Fundação Champalimaud.
Os interessados “terão duas formas de aceder às bicicletas”, referiu à “Lusa” Martim Mayer, um dos promotores. Ou registando-se no site do projecto (com o que receberão um cartão “tipo passe”), ou pagando directamente nas estações com recurso aos cartões de débito/crédito.
De acordo com aquele responsável, “para os utilizadores frequentes, cada utilização pode acabar por custar alguns cêntimos”. Já as “utilizações pontuais deverão custar, em uniformidade com o que acontece no resto da Europa, 15 euros por dia”.
A SlowFastcycles, garantiu Mayer, está a fazer “um grande esforço para fazer a inauguração a 21 de Março de 2014”. “Neste momento, achamos que vai ser difícil cumprir essa data. Mas, ao longo de Abril o sistema estará a funcionar”, referiu.