À falta de investidores, a Autoridade Portuária de Bilbau desistiu do segundo terminal de contentores que pretendia desenvolver na zona do chamado Espigón Central.
Foi em Janeiro passado que o Porto de Bilbau lançou o concurso para a concessão de um novo terminal de contentores. Depois de vários adiamentos, o prazo para a apresentação de propostas expirou a 29 de Maio com o concurso a ser declarado deserto.
A autoridade portuária garante que foram vários os grandes players mundiais a mostrar interesse no negócio, mas pedindo alterações nas regras do concurso. A concessão deveria acontecer por um prazo de 40 anos e desde a primeira hora era condição que o novo terminal teria de acrescentar tráfego e negócio ao porto, e não transferir cargas do terminal de contentores já existente.
A partir daqui, e porque haverá vários interessados em instalar-se no porto de Bilbau e pouco espaço disponível, será decidido um novo destino para a área do Espigón Central, a zona zona de expansão do porto “roubada ao mar”.
No imediato estão disponíveis 23 hectares (que seriam destinados ao terminal de contentores), mas ainda este ano deverão arrancar as obras para a ampliação em 30 hectares.
O porto de Bilbau dispõe actualmentre de um único terminal de contentores, detido pela CSP Iberian Bilbao Terminal, participada em 39,5% pela COSCO. A infra-estrutura ocupa 43,8 hectares e tem uma capacidade instalada de dois milhões de TEU.