Sexta-feira, Janeiro 22, 2021
  • Login
Transportes & Negócios
Advertisement
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • Todos
    • Aéreo
    • Cruzeiros
    • Economia e Mercados
    • Ferroviário
    • Infra-estruturas
    • Iniciativas
    • Inovação
    • Marítimo
    • Mobilidade
    • Pessoas
    • Rodoviário
    • Shortsea
    • Veículos Comerciais
    Porto de Maputo vai ter fundos de -14 metros

    Porto de Maputo perdeu 13% das cargas

    SATA reduz na Europa e aposta na Macaronésia

    CE ainda não decidiu sobre as ajudas à SATA

    Maersk Essen perdeu 750 contentores no mar

    Maersk Essen perdeu 750 contentores no mar

    Dachser estreia comboio China – Europa

    Dachser estreia comboio China – Europa

  • Opinião
    Transtejo – A gestão do desprezo

    O shipping está sem energia

    Jaime Vieira dos Santos

    Os Portos Portugueses do Continente e a Transição Digital

    Pedro Galveia

    IMO 2021 – Estamos a falar do quê?

    O regime excepcional dos slots

    O regime excepcional dos slots

    Beira Baixa: comboios regressam à Guarda em 2019

    Atraso ferroviário e isolamento económico

    O que é um Porto?

    A concorrência portuária: Visão multidimensional

  • INICIATIVAS
    • PORTO MARITIME WEEK
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
  • CONTACTOS
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • Todos
    • Aéreo
    • Cruzeiros
    • Economia e Mercados
    • Ferroviário
    • Infra-estruturas
    • Iniciativas
    • Inovação
    • Marítimo
    • Mobilidade
    • Pessoas
    • Rodoviário
    • Shortsea
    • Veículos Comerciais
    Porto de Maputo vai ter fundos de -14 metros

    Porto de Maputo perdeu 13% das cargas

    SATA reduz na Europa e aposta na Macaronésia

    CE ainda não decidiu sobre as ajudas à SATA

    Maersk Essen perdeu 750 contentores no mar

    Maersk Essen perdeu 750 contentores no mar

    Dachser estreia comboio China – Europa

    Dachser estreia comboio China – Europa

  • Opinião
    Transtejo – A gestão do desprezo

    O shipping está sem energia

    Jaime Vieira dos Santos

    Os Portos Portugueses do Continente e a Transição Digital

    Pedro Galveia

    IMO 2021 – Estamos a falar do quê?

    O regime excepcional dos slots

    O regime excepcional dos slots

    Beira Baixa: comboios regressam à Guarda em 2019

    Atraso ferroviário e isolamento económico

    O que é um Porto?

    A concorrência portuária: Visão multidimensional

  • INICIATIVAS
    • PORTO MARITIME WEEK
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
  • CONTACTOS
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados

BIMCO: frota de porta-contentores à beira dos 20 milhões de TEU

por T&N
16/05/2016
em Marítimo, Notícias
0
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp
A frota mundial de navios porta-contentores vai ultrapassar a barreira dos 20 milhões de TEU já em Junho, prevê a BIMCO.
CSCL Globe am 13.1.2015 auf Jungfernreise in Hamburg

Depois de ter chegado ao final de 2015 na casa dos 19,7 milhões de TEU, a frota mundial deverá ter, em 2016, o crescimento mais baixo de sempre (3,4%), com um acrescento líquido de 680 mil TEU, mas que será suficiente para que o marco de 20 milhões de TEU seja atingido já no próximo mês.

Ao longo da última década, a frota mundial de porta-contentores cresceu a uma média anual de 9% em termos de capacidade (3,7% em navios). Os ULCS (mais de 12 000 TEU) tiveram um contributo determinante para esse crescimento. Em 2007, representavam apenas 0,5% da capacidade mundial (em TEU), e agora valem 18%, tendo crescido a um ritmo de 45% nos últimos cinco anos.

No entanto, sublinha a BIMCO, o segmento dos pós-panamax (8 000-12 000 TEU) continua a ser o mais “popular” na indústria, representando cerca de um quarto da frota mundial.

Alphaliner conta 20,2 milhões de TEU

Para a Alphaliner, a frota mundial de navios porta-contentores já ultrapassou há muito (no ano passado) a fasquia dos 20 milhões de TEU.

A consultora baseada em Paris calcula que estejam activos 5 175 navios porta-contentores celulares com uma capacidade agregada de 20,16 milhões de TEU.

A Maersk lidera o ranking mundial, com uma quota de mercado (em capacidade) de 14,9%. A MSC é segunda com 13% e a CMA CGM terceira com 8,7%. Completam o top five a Cosco, com 7,5%, e a Evergreen, com 4,6%.

Em termos de encomendas de novos navios, a Cosco é agora a líder (fruto da fusão com a CSCL), com 560 888 TEU (35 navios), à frente da MSC com 520 362 (38), da Maersk com 387 150 (29) e da Evergreen com 381 416. A CMA CGM é quinta com 22 424 TEU (20 navios).

 

 

 

Tags: AlphalinerBIMCOtransporte marítimo de contentores

Notícias Relacionadas

Maersk Essen perdeu 750 contentores no mar
Marítimo

Maersk Essen perdeu 750 contentores no mar

21 de Janeiro, 2021
Sines cresce mais de 13% no primeiro trimestre
Marítimo

APAT e CPC pedem ajuda contra os armadores

15 de Janeiro, 2021
Carteira de encomendas dos estaleiros cai para 2,3 anos
Marítimo

Encomendas de porta-contentores “disparam”

6 de Janeiro, 2021
A seguir
Cosco compra 35% do Euromax de Roterdão

Cosco compra 35% do Euromax de Roterdão

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

   

   

   

 

 

 

+ Recentes

Porto de Maputo vai ter fundos de -14 metros

Porto de Maputo perdeu 13% das cargas

22 de Janeiro, 2021
SATA reduz na Europa e aposta na Macaronésia

CE ainda não decidiu sobre as ajudas à SATA

22 de Janeiro, 2021
Maersk Essen perdeu 750 contentores no mar

Maersk Essen perdeu 750 contentores no mar

21 de Janeiro, 2021
Dachser estreia comboio China – Europa

Dachser estreia comboio China – Europa

21 de Janeiro, 2021
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Logística
Infra-Estruturas
Shortsea
Combinado

SOBRE

Quem somos
Contactos
Estatuto Editorial
Ficha Técnica
Política de Privacidade
Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
  • Opinião
  • INICIATIVAS
    • PORTO MARITIME WEEK
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
  • CONTACTOS

© 2020 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Todos os campos são obrigatórios. Log In

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist

Utilizamos determinadas tecnologias no nosso site, como os cookies, para personalizarmos os conteúdos e a publicidade, proporcionarmos funcionalidades das redes sociais e analisarmos o nosso tráfego. Clique em "ok" para consentir a utilização destas tecnologias na web. Saiba mais acerca da nossa política de privacidade clicando no botão "política de privacidade".OkPolítica de Privacidade