Entre Janeiro e Março, a companhia norte-americana garantiu quatro vezes mais encomendas que a rival europeia, e parece apostada apostada em recuperar a liderança mundial perdida em 2002.
No primeiro trimestre, a Boeing registou 412 encomendas líquidas, contra apenas 90 da Airbus, segundo informações divulgadas por ambas as companhias.
No mesmo período, a Boeing entregou a clientes 137 aparelhos (mais 32% que há um ano), enquanto a Airbus se ficou pelos 131 (mais 10%).
Os resultados do primeiro trimestre contrastam com os verificados no final do ano passado. Mas não constituem propriamente uma surpresa. Em 2011, a Airbus pulverizou o recorde de encomendas, com 1 419 vendas firmes, contra apenas 805 da Boeing. O resultado europeu foi em grande medida fruto do sucesso da A320NEO. Agora é a vez da Boeing capitalizar o lançamento do B737MAX, apresentado apenas em Setembro último.
Ambos os modelos são versões remotorizadas de dois “campeões” de vendas, e ambos têm como principal argumento a redução dos consumos e, logo, dos custos operacionais e das emissões poluentes.
A manter-se a tendência do primeiro trimestre, a Boeing poderá recuperar a liderança do mercado mundial de aviões comerciais, que é da Airbus desde 2002.