A Boeing anunciou hoje ter reiniciado a produção do B737 MAX, suspensa desde Janeiro passado. O avião está proibido de voar há mais de um ano.
“O programa 737 reiniciou a montagem de aeronaves a um ritmo lento, implementando mais de uma dúzia de iniciativas que visam melhorar a segurança no local de trabalho e a qualidade do produto”, adiantou a Boeing, sem revelar a data em que a aeronave vai retomar os voos comerciais.
Depois do acidente que causou a morte a 189 pessoas, no mar de Java, junto à Indonésia, em 29 de Outubro de 2018, e de outro que matou 157, na Etiópia, em 10 de Março de 2019, o B737 MAX foi proibido de voar em todo o mundo e a Boeing acabou por suspender a sua produção em Janeiro, até para aliviar tensões com as autoridades de aviação civil e com as companhias aéreas clientes.
A Boeing retomou a produção de outros modelos comerciais em Abril, depois de ter eliminado mais de 300 unidades da lista de encomendas em Março, devido à quebra na procura de voos comerciais causada pela pandemia de Covid-19.
Depois de, em 2019, ter apresentado o primeiro exercício financeiro com prejuízo em duas décadas, a empresa pediu ao governo federal dos Estados Unidos uma assistência financeira de 60 mil milhões de dólares para si e para os seus fornecedores.
Também hoje, a Boeing anunciou a dispensa de 12 mil trabalhadores.