A Bolsa de Valores de Singapura (SGX) chegou a acordo para apresentar uma oferta sobre 100% do capital da Baltic Exchange, bolsa especializada em transporte marítimo sediada em Londres.
O acordo segue-se a meses de conversações com accionistas e stakeholders (a proposta não vinculativa foi apresentada em Fevereiro) e a aquisição deverá ser completada em Novembro, após aprovação dos accionistas da Baltic Exchange.
A contrapartida oferecida pela SGX é de 160,41 libras esterlinas (185,8 euros) por acção acrescidas de um dividendo final de 19,3 libras (22,3 euros) por acção. No acumulado, a operação terá um valor total de 87 milhões de libras esterlinas (100,7 milhões de euros).
“A aquisição proposta acelerará o crescimento do Baltic Exchange além do que poderia conseguir por si. Já um parceiro de negócio confiável, a SGX comprometeu-se a manter os princípios da Baltic como uma organização de membros, mantendo a nossa sede em Londres e consolidando e aprofundado o valor, influência e alcance da Baltic na comunidade mundial de transporte marítimo”, afirmou, citado pela assessoria de imprensa, o presidente da Baltic Exchange, Guy Campbell.
Embora de pequena dimensão, a Baltic Exchange tem importância histórica para o Reino Unido, tendo tido destaque no período imperial do país. Esta bolsa especializada em transporte marítimo tem origens em 1744.