A Bombardier vai avançar com uma oferta pública inicial (IPO) de uma participação minoritária do capital da Bombardier Transportation no quarto trimestre deste ano.
As acções deverão ser cotadas na Alemanha, onde está sediada a unidade de negócio de transportes do grupo canadiano.
O anúncio da dispersão de capital foi feito pelo CEO e presidente da Bombardier, Alain Bellemare, à margem da apresentação dos resultados da empresa no primeiro trimestre do ano.
De acordo com o comunicado de imprensa, a Bombardier está “a rever proactivamente as opções estratégicas para a unidade de negócio de ferrovia devido à consolidação que o sector tem em curso”.
Segundo a empresa, a IPO deverá consolidar o valor da Bombardier Transportation e fortalecer a posição financeira da empresa, mantendo a flexibilidade se desejar participar em futuras operações de concentração no sector do equipamento ferroviário.
A Bombardier garante, de resto, que a IPO não significa desinteresse do grupo na área de negócio dos transportes. “Permitam-me que seja muito claro: a Bombardier Transportation não está à venda. Apreciamos esta área de negócio e continuará a fazer parte da Bombardier Inc.”, garante, citado no comunicado de imprensa, Alain Bellemare.