A Bosch desenvolveu uma solução chave digital em que o smartphone dos motoristas substitui as tradicionais chaves dos camiões. A tecnologia será apresentada no IAA de Hannover.

A promessa da companhia alemã com a tecnologia é o fim das chaves perdidas ou roubadas, dado que elas estarão disponíveis num app no telemóvel do motorista. “Com a nossa aplicação Perfectly Keyless, as chaves clássicas de veículos são coisa do passado”, afirma, citado em comunicado, o presidente da Bosch Automotive Electronics, Harald Kröger.

Segundo a Bosch, é o fim dos painéis com chaves em parques de estacionamento, sendo o acesso às viaturas concedido através da aplicação. Em alguns clicks, os direitos de acesso aos veículos são transferidos para smartphones. Quando o motorista se aproxima, na posse do telemóvel, do camião que lhe está destinado, os sensores instalados no veículo detectam o smartphone através de um link de rádio. As portas do veículo só podem ser abertas se a chave contida no telemóvel corresponder à fechadura digital do camião.

Os sensores também detectam quando o motorista está sentado ao volante e só depois disso é que é possível ligar o motor. No fim da viagem, quando o motorista sai do veículo, os sensores detectam e bloqueiam automaticamente as portas.

Na fase inicial, o motorista tem de ter o cuidado de não ficar sem bateria, sob pena de não conseguir entrar na cabine. A Bosch está, porém, a estudar a hipótese de uma próxima evolução da tecnologia permitir que a aplicação comunique mesmo sem bateria, com recurso à tecnologia Near Field Communication (NFC).

 

 

Tags:

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*