O Brasil vai leiloar as concessões de mais seis terminais portuários no próximo dia 31, na Bolsa de São Paulo. A Secretaria de Portos (SEP) conta arrecadar 1 766 milhões de reais (406,9 milhões de euros).

Brasil - Porto de Santarém

Este será o segundo leilão do programa governamental de concessões portuárias do país. As seis concessões localizam-se todas no estado do Pará: duas no porto de Santarém, três no porto de Belém e uma no porto de Vila do Conde, esta transitada do primeiro leilão, realizado em Dezembro último, porque na altura não recolheu interessados.

As concessões de Belém e Vila do Conde referem-se a terminais de granéis. Já nas duas concessões no porto de Santarém, uma é relativa, também, a um terminal de granéis e outra a um terminal de fertilizantes.

Os 406,9 milhões de euros que a SEP pretende conseguir com o leilão incluem cerca de 336 milhões de euros de investimento na melhorias das instalações portuárias e cerca de 47 milhões de euros em rendas a pagar às autoridades portuárias aos longos dos 25 anos das concessões.

No primeiro leilão de concessões portuárias do Brasil foram colocados três terminais. Depois dos seis a licitar no fim do mês, há planos para privatizar mais 20 terminais.

 

Comments are closed.