O Brasil vai avançar com o projecto de construção do maior terminal de contentores do país no porto de Pontal, no Estado do Paraná.
O anúncio foi feito pelo director do porto, Ricardo Bueno Salcedo, em declarações à brasileira “Portos e Navios”.
O investimento de 1,5 mil milhões de reais (397 milhões de euros) aumentará a capacidade portuária daquele estado do Sul do Brasil em 55%, de 45 para 70 milhões de toneladas.
Situado na entrada da Baía de Paranaguá, região conhecida como Ponta do Poço, o porto de Pontal fica a 23 quilómetros do alto mar. Com um cais de 1 000 metros, o novo terminal terá capacidade para operar em simultâneo três navios de 16 metros de calado. Para a movimentação dos contentores o terminal disporá de RMG (“rail mounted gantry”) e não RTG (“rubber tyre gantry”) como os restantes portos brasileiros.
A primeira fase da obra, com finalização prevista para o segundo semestre de 2017, permitirá a movimentação de 700 mil TEU/ano. No fim do projecto a capacidade instalada será de dois milhões de TEU/ano.
O Terminal Portuário Porto Pontal prevê ainda a geração de mais de sete mil empregos. “Será um grande avanço no setor portuário. Mesmo com as dificuldades que o Brasil enfrenta, o Porto Pontal simboliza a confiança que temos no futuro do país”, afirma Ricardo Bueno Salcedo.