O Brasil entregou à gestão privada mais três terminais portuários, encaixando 38,8 milhões de reais e garantindo investimentos de 106 milhões.
O leilão foi promovido pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ). Os terminais localizam-se nos portos de Santana, Fortaleza e Salvador.
O terminal de Salvador, para movimentação de carga geral, de projecto e contentorizada, foi o que rendeu o maior encaixe imediato: 32 milhões de reais. O contrato tem a duração de dez anos, durante o qual o operador privado terá de investir 17,7 milhões de reais.
Já o terminal de Santana, para a movimentação de granéis sólidos (sobretudo farelo de soja), foi arrematado por 5,85 milhões de reais, com o operador a comprometer-se a investir 41,3 milhões de reais ao longo de 25 anos.
Finalmente, o terminal de Fortaleza, para granéis sólidos (sobretudo trigo) foi leiloado por um milhão de reais e um investimento de 47,6 milhões de reais em 25 anos.
“O governo federal está dotando de mais infra-estrutura o sector portuário com o programa de arrendamentos, atraindo investimentos privados, gerando competitividade, renda e emprego. Trazer mais modernidade e eficiência para os portos é fundamental, pois nossa movimentação de cargas está mantendo o viés de alta”, comentou a propósito, citado em comunicado, o director-geral da ANTAQ, Eduardo Nery.