Sábado, Maio 17, 2025
  • Login
Transportes & Negócios
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Jaime Vieira dos Santos

    A cadeia logística como organismo vivo

    Greves: nem ruído, nem silêncio

    Greves: nem ruído, nem silêncio

    Descomplicar Inter e Multimodalidade

    Connections, connections, Connections

    Transporte de carga vs Poluição atmosférica

    Transporte de carga vs Poluição atmosférica

    Silopor: Importância do setor de cereais e oleaginosas na economia portuguesa

    Silopor: Importância do setor de cereais e oleaginosas na economia portuguesa

    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    O fim da nação mais favorável

  • ENTREVISTAS
    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Devlop prestes a fechar mais uma compra

    Experiência do NEXUS deve ter continuidade

  • INICIATIVAS
    • EDIÇÕES T&N / RISCOS
    • PORTO MARITIME WEEK 2024
    • SEMINÁRIOS T&N
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • WEBINARS T&N
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Jaime Vieira dos Santos

    A cadeia logística como organismo vivo

    Greves: nem ruído, nem silêncio

    Greves: nem ruído, nem silêncio

    Descomplicar Inter e Multimodalidade

    Connections, connections, Connections

    Transporte de carga vs Poluição atmosférica

    Transporte de carga vs Poluição atmosférica

    Silopor: Importância do setor de cereais e oleaginosas na economia portuguesa

    Silopor: Importância do setor de cereais e oleaginosas na economia portuguesa

    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    O fim da nação mais favorável

  • ENTREVISTAS
    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Devlop prestes a fechar mais uma compra

    Experiência do NEXUS deve ter continuidade

  • INICIATIVAS
    • EDIÇÕES T&N / RISCOS
    • PORTO MARITIME WEEK 2024
    • SEMINÁRIOS T&N
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • WEBINARS T&N
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados

Brasil prepara mudanças no modelo de concessões ferroviárias

por T&N
27/05/2015
em Ferroviário, Notícias
0
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp
O governo brasileiro está a preparar mudanças no modelo de concessões ferroviárias, lançado em 2012, na sequência das críticas formuladas pelo Tribunal de Contas. O novo modelo deverá aplicar-se já ao novo pacote de infra-estruturas, com lançamento previsto para Junho.

Brasil -Comboio

No seu relatório, o Tribunal de Contas brasileiro, acusa o modelo actual, em vigor desde 2012 e na altura saudado pelos operadores privados, de ser pouco aberto à concorrência e dos estudos de viabilização das linhas serem pouco exigentes.

O Tribunal de Contas solicita uma reformulação dos estudos técnicos e económicos para que seja justificada a eleição e priorização de certas linhas e troços em detrimento de outros. É indicada também a necessidade de explicação da compatibilidade entre as novas linhas e as existentes.

Lertambém

APDL avança com o porto seco da Guarda

Porto Seco da Guarda pronto em nove meses

16/05/2025
Hapag-Lloyd lucrou mais 45% no trimestre

Hapag-Lloyd lucrou mais 45% no trimestre

14/05/2025

O Ministério do Planeamento já fez saber que o novo modelo de concessões ferroviárias será híbrido, ou seja, que o uso das linhas não será exclusivo do titular da concessão. A ideia é favorecer a livre concorrência dos operadores, preservando embora os direitos do concessionário.

Além do mais, o fim dos monopólios dos concessionários e, logo, o aumento da concorrência, deverá fazer baixar os custos globais de transporte.

As maiores reservas do Tribunal de Contas brasileiro ao modelo implementado pelo anterior governo prendem-se com o papel da empresa pública Valec, que assumiria todo o risco das concessões ao comprar (para posterior revenda) toda a capacidade de carga das linhas e troços concessionados.

Só no caso da linha de Integração Centro-Oeste, que representa apenas 8% da rede ferroviária a concessionar, o prejuízo potencial seria de 17,1 mil milhões de reais (5,1 mil milhões de euros) nos 35 anos de concessão previstos.

O modelo de concessões ferroviárias, lançado em 2012 no âmbito do Programa de Investimento em Logística, previa a concessão de 11 mil quilómetros de linhas e um investimento de 99,5 mil milhões de reais (cerca de 28,6 mil milhões de euros). Até ao momento, porém, o Tribunal de Contas apenas autorizou a concessão da linha de mercadorias entre Lucas do Rio Verde e Campinorte, entre Mato Grosso e Goiás, numa distância de 833 quilómetros.

 

 

Notícias Relacionadas

Busway já pode assumir os transportes na região de Coimbra
Mobilidade

Busway já pode assumir os transportes na região de Coimbra

28/02/2025
Turismo e ferrovia
Opinião

200 anos de caminhos de ferro

27/02/2025
Ferrovia – um desafio europeu
Opinião

Ferrovia – um desafio europeu

08/10/2024
A seguir
Governo “devolve” a Viana encomenda de dois navios-patrulha

Governo “devolve” a Viana encomenda de dois navios-patrulha

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

+ Recentes

Jaime Vieira dos Santos

A cadeia logística como organismo vivo

16/05/2025
APDL avança com o porto seco da Guarda

Porto Seco da Guarda pronto em nove meses

16/05/2025
Hapag-Lloyd lucrou mais 45% no trimestre

Hapag-Lloyd lucrou mais 45% no trimestre

14/05/2025
Espanhóis reclamam agência para a intermodalidade

Espanhóis reclamam agência para a intermodalidade

14/05/2025
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Combinado
Economia e Mercados
Formação
Imobiliário
Infra-Estruturas
Logística

 

Mobilidade
Pessoas
Press Releases
Tecnologia
Transportes
Shortsea
Veículos Comerciais

           SOBRE

 Quem somos
 Contactos
 Estatuto Editorial
 Ficha Técnica
 Publicidade
 Política de Privacidade
 Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • ENTREVISTAS
  • INICIATIVAS
    • EDIÇÕES T&N / RISCOS
    • PORTO MARITIME WEEK 2024
    • SEMINÁRIOS T&N
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • WEBINARS T&N
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N

© 2021 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados