A Bremenports vai desenvolver um porto de águas profundas no Nordeste da Islândia. A companhia alemã anunciou um acordo com parceiros locais para construir um porto e zona industrial em Finnafjord.

A Bremenports deterá 66% da Finnafjord Port Development Company, a EFLA 26% e os restantes 8% serão distribuídos pelas câmaras municipais islandesas integradas na iniciativa.

O memorando de entendimento indica que o projecto terá um porto de águas profundas em Finnafjord, no município de Langanesbyggð, a sudeste de Thórshöfn, e um parque industrial destinado ao abastecimento do porto e a actividades industriais e comerciais.

Quando completo, o porto terá 6 quilómetros de cais com fundos de -20 metros e a área industrial adjacente estender-se-á por 1 200 hectares.

A implementação do projecto poderá estender-se por um período superior a 40 anos, de acordo com as partes. Os investimentos serão assegurados pelas concessionárias.

“O projecto portuário na Islândia oferece uma perspectiva concreta e de longo prazo para o desenvolvimento que, sem dúvida, continuará por várias décadas. Cria condições que permitirão o desenvolvimento sustentável do Ártico e ajudará a tornar mais seguras as novas rotas marítimas emergentes”, afirmou, em comunicado, Martin Günthner, senador de Assuntos Económicos, Trabalho e Portos da Islândia.

Comments are closed.