O governo britânico terá já contratado navios ro-ro por 120 milhões de euros para prevenir os efeitos de um Brexit sem acordo, a partir de 29 de Março.

A notícia foi avançada pela BBC. O governo de Londres terá contratado com a Brittany Ferries, a DFDS e a Seaborne Freight navios ro-ro, para ligarem o Sul de Inglaterra ao resto da Europa. A ideia é ter alternativas ao porto de Dover, que poderá ficar paralisado com a reintrodução de controlos fronteiriços no caso de um “no deal” na saída do Reino Unido da União Europeia (Brexit).

Os navios contratados deverão operar a partir dos portos de Portsmouth, Plymouth e Poole. Juntos, oferecerão uma capacidade adicional de transporte equivalente a 4 000 camiões/semana, o que representa cerca de 10% do tráfego actual na Mancha.

O valor dos contratos será de 120 milhões de euros, maioritariamente destinados a empresas continentais (a Brittany Ferries é francesa e a DFDS finlandesa), o que é mais um argumento para os críticos da acção do governo Conservador sobre o Brexit.

O Brexit, recorde-se, terá efeitos a partir de 29 de Março. Mas até ao momento ainda não há um acordo válido entre o Reino Unido e a União Europeia sobre o “day after”.

 

Tags:

Comments are closed.