Algures depois do Verão, Lisboa disporá de um novo serviço de carsharing, o DriveNow, com uma frota de BMW e Mini. A iniciativa é da Brisa, que garantiu o franchise da solução criada pela BMW e pela Sixt.
Lançada em 2011, a DriveNow opera actualmente em 12 cidades de oito países, com uma frota de 5 700 veículos e uma base de 925 mil clientes. A capital portuguesa será a terceira cidade a implementar o serviço em regime de franchise, depois de Copenhaga e Helsínquia.
A exemplo do que se verifica noutras plataformas de carsharing, também com a DriveNow tudo é feito com recurso a uma aplicação, que permite encontrar os veículos disponíveis nas proximidades (de acordo com os gostos e necessidades de cada um), aceder ao seu interior, utilizá-lo e, no fim, pagar.
Os promotores da DriveNow dizem que o seu objectivo é fazer com que os seus clientes deixem de ter carro próprio. E sustentam que isso já aconteceu com 15 mil veículos.
O preço da utilização do serviço situa-se, dizem, entre o do transporte público e o do táxi, entre 30-50% abaixo deste. Mas a DriveNow assume-se como complemento, e não concorrente, dos outros modos de mobilidade.