A Brittany Ferries contratou com os estaleiros franceses da STX a construção do maior ferry do mundo alimentado a gás natural liquefeito (GNL). O novo navio deverá começar a operar no final da Primavera de 2017, nas ligações entre o Reino Unido e Espanha.
O contrato assinado esta semana é o resultado de dois anos de colaboração entre as duas empresas, no âmbito do programa Pegasis (Power Efficient Gas Innovative Ship). A encomenda representa um investimento de 270 milhões de euros.
Mas a aposta da Brittany Ferries no GNL como alternativa ao fuel marítimo não se fica pelo novo ferry. Prevista está igualmente a remotorização de três navios da frota para os adaptar ao novo combustível.
Com 210 metros de comprimento, 32 metros de largura e uma velocidade máxima de 24,5 nós, o ferry agora encomendado terá capacidade para transportar 2 474 passageiros e 800 automóveis (ou menos, para dar lugar a camiões).
A nova unidade tomará o lugar do Pont Avon como navio-almirante da frota da Brittany Ferries. O Pont Avon será transferido para o serviço Portsmouth-St. Malo, enquanto o novo ferry operará as ligações entre Portsmouth-Plymouth-Santander.
Alimentado a GNL, o novo ferry cumprirá com os restritos limites de emissões impostos para a zona da Mancha. O GNL garante uma redução de 25% nas emissões de CO2 e emite 0% de enxofre.