A partir de Abril, a Brittany Ferries reforçará a sua ligação a Espanha com um serviço bissemanal entre Bilbau e Portsmouth e uma escala em Roscoff.
Ao cabo de 17 anos, a P&O terminou hoje a ligação entre Bilbau e Portsmouth. Razão invocada: a falta de rendibilidade do serviço, que torna impossível o investimento na substituição do “velhinho” “Pride of Bilbao”.
Sai a P&O e entra em cena a Brittany Ferries, que procura em Espanha compensar as quebras de actividade na Mancha. Para Abril do próximo ano está anunciado o arranque de um serviço bissemanal entre Bilbau e Portsmouth, a que acrescerá uma ligação semanal ao porto francês de Roscoff.
O serviço para o Reino Unido será garantido pelo “Cap Finisterre”, actualmente a operar entre Santander e Portsmouth, com capacidade para transportar 1 500 passageiros, 110 camiões e 85 automóveis.
Uma vez por semana, o “Cap Finisterre” tocará o porto de Roscoff, permitindo a ligação directa com Espanha, sem passar por Plymouth. Uma “verdadeira Auto-Estrada do Mar”, reclama o armador francês, que aposta em captar camiões da saturada rodovia. De Roscoff, a Brittany Ferries oferece ligações directas para Cork e Plymouth.
As escalas à partida de Bilbau juntar-se-ão aos serviços que a Britanny Ferries opera a partir de Santander, com cinco saídas semanais.