A partir de 4 de Abril, o porto de Bilbau terá a sua primeira ligação de SSS com França. Mas, pelo menos para já, apenas à importação.

O novo serviço ligará semanalmente o porto de Roscoff, na Bretanha, com o porto de Bilbau. O navio, o “Cap Finistère”, sairá de Roscoff às 10h30 de segunda-feira, para chegar a Bilbau às 7h30 de terça-feira.

Na verdade, a nova oferta resulta simplesmente do aproveitamento da escala em Roscoff do serviço Bilbau-Portsmouth-Bilbau, que a Brittany Ferries anuncia para o final de Março próximo.

O serviço arranca com duas viagens ida-e-volta semanais. O “Cap Finistère” sairá de Bilbau às terças-feiras e sábados, e fará o sentido inverso às sextas-feiras e domingos. A viagem demorará 24 horas, salvo na ligação de domingo Portsmouth-Bilbau, que durará 32 horas.

A escala em Roscoff, na ligação de domingo Portsmouth-Bilbau, já estava prevista, mas apenas para reabastecimento do navio e mudança de tripulação (a Brittany Ferries tem ali a sua sede). Daí ao seu aproveitamento para embarcar passageiros e cargas foi um pequeno passo.

Além do mais, em Roscoff poderão concentrar-se cargas rodadas oriundas de Cork e de Plymouth (portos ligados pela Brittany Ferries), potenciando a utilização da capacidade do navio e reduzindo a circulação rodoviária através de França para o País Basco e não só.

O “Cap Finistère” tem capacidade para transportar 110 camiões, 85 veículos e 1 500 passageiro. Bastante mais que o velho “Pride of Bilbao”, que durante anos viajou entre Bilbau e Portsmouth ao serviço da P&O.

Comments are closed.