A Brittany Ferries estará em vias de contratar com os estaleiros franceses da STX a construção do que poderá ser o maior ferry do mundo movido a Gás Natural Liquefeito (GNL na sigla inglesa).
A notícia é avançada nos media internacionais. Os pormenores são escassos, aventando-se a hipótese de o novo navio seguir de perto o modelo do Viking Grace, adquirido no início do ano pela Viking Line aos estaleiros da STX na Finlândia.
O Viking Grace tem capacidade para transportar 2 800 passageiros e 1 275 metros lineares de carga. A construção representou um investimento de 240 milhões de euros.
Da parte da Brittany Ferries apenas foi dito que os planos apontam para construção do navio “cerca de 2017”, em resultado do programa PEGASIS (Power Efficient Gas Innovation Ship), uma parceria com a STX.
A premência de reduzir a factura energétics e também a necessidade de cumprir com as normas mais restritivas sobre as emissões poluentes tem motivado cada vez mais operadores a olharem para o GNL como um combustível alternativo viável.
No caso vertente, a mudança impor-se-á mais ainda uma vez que a Brittany Ferries opera entre Espanha, França, Reino Unido e Irlanda, em águas que integram a zona mais restritiva das emissões de enxofre.