A construção do BRT de Braga iniciar-se-á no segundo semestre do próximo ano, anunciou o presidente da autarquia, nas “Jornadas Navegante”, em Queluz.
O sistema BRT de Braga arrancará com duas linhas e uma extensão de 12,2 quilómetros, prevendo-se para uma fase posterior a sua duplicação para quatro linhas e 22.5 quilómetros, lembrou Ricardo Rio.
“Neste momento vai ser lançado o concurso para o Estudo Prévio, ao qual se seguirá o projecto de concepção e implementação, que terá a duração prevista de cerca de seis meses e, posteriormente, irá decorrer todo o processo de construção”, anunciou, lembrando que o processo se iniciou em Abril de 2021, com o estudo preliminar de apoio a decisão.
O investimento previsto para as quatro linhas será de 150 milhões de euros, com 100 milhões a serem assegurados pelo PRR.
O sistema BRT “é a solução mais económica, atractiva e de rápida implementação” e tem uma “forte componente de regeneração urbana, uma vez que Braga foi projectada com verdadeiras auto-estradas urbanas” com trânsito de concelhos limítrofes que atravessam a cidade, sustentou Ricardo Rio.
Por isso, acrescentou, “um dos grandes desafios da implementação do BRT é a humanização desses espaços, ou seja, vamos utilizar este projecto para abrandar o trânsito, criar condições de circulação para peões e para modos suaves de mobilidade, suprimir os atravessamentos em túnel e viaduto e criar zonas de atravessamento mais seguras e acessíveis”.
A construção do BRT implicará constrangimentos e incómodos, reconheceu o autarca, que desde já alertou para o “aproveitamento oportunista de oposições que querem capitalizar no descontentamento imediato dos cidadãos, em vez de pensarem no mérito estratégico dos projectos, que deveria merecer um amplo consenso”.
As “Jornadas Navegante”, realizadas no Palácio Nacional de Queluz, assinalaram o quinto aniversário da entrada em vigor do Passe Navegante na área metropolitana de Lisboa.