A Comissão Europeia deu “luz verde” à compra pela MSC de 50% da Italo NTV, operador italiano de Alta Velocidade.
De acordo com o Executivo de Bruxelas, o negócio não levanta questões de concorrência, dado o seu limitado impacto nos mercados em que as empresas envolvidas actuam.
Foi em Outubro do ano passado que a MSC acordou com a Global Infrastructure Partners (GIP) a compra de 50% do operador ferroviário de Alta Velocidade.
Os restantes 50% permanecem sob controlo da GIP (que entretanto está em vias de ser adquirida pela também norte-americana Black Rock), do Grupo Allianz e outros investidores.
Este é o primeiro negócio da MSC no transporte ferroviário de passageiros. Na ferrovia, o grupo tem uma presença crescente no transporte de mercadorias, através da Medway.
De acordo com o presidente do Grupo MSC, Diego Aponte, o investimento na Italo NTV reflecte o compromisso com a economia italiana e o empenho em desenvolver soluções de transporte sustentáveis, quer para os passageiros, quer para as mercadorias.
A Italo NTV começou a operar em Abril de 2012 e até ao eclodir da pandemia era apontada como um caso de sucesso de operadores ferroviários privados. A companhia detém uma frota de 51 comboios, com os quais liga as principais cidades italianas, como Roma, Milão e Veneza.