A Comissão Europeia autorizou Portugal a aplicar os fundos destinados à Alta Velocidade na ligação em bitola europeia dos portos portugueses ao resto da Europa, anunciou o primeiro-ministro no Parlamento.

Durante o debate quinzenal na Assembleia da República, Passos Coelho afirmou que o Governo vai fazer “uma mudança de agulha” na área dos transportes, acrescentando: “Apostaremos, desta vez, não em mais estradas, mas na qualificação portuária e na ligação ferroviária que poderemos obter, nomeadamente a partir de Aveiro e a partir de Sines, não apenas para a plataforma ibérica, mas também para a plataforma continental europeia”.

“Desse ponto de vista, a posição que a Comissão Europeia já adoptou, permitindo-nos substituir a Alta Velocidade por Velocidade Elevada, permitir-nos-á aplicar – sem perda de fundos comunitários – os investimentos que estavam previstos para a Alta Velocidade nas mercadorias, na ligação em bitola europeia dos portos portugueses para o centro da Europa”, adiantou o PM, saudado pelos aplausos da bancada da maioria.

Já na passada segunda-feira, numa intervenção televisiva, o ministro da Economia havia sinalizado a intenção do Executivo de avançar com uma ligação ferroviária, em bitola europeia, entre Aveiro e Salamanca, complementarmente à ligação Sines-Madrid.

Estas e outras propostas farão parte do Plano Estratégico de Transportes, que o Executivo PSD-PP continua a prometer para o final do corrente mês.

Comments are closed.