A Comissão Europeia vai co-financiar a 50% o projecto de Espanha e França para estudar a reabertura da estação ferroviária trans-Pirinéus de Canfranc.
Bruxelas vai conceder 7,5 milhões de euros ao abrigo do Mecanismo Interligar a Europa (CEF, em inglês).
O projecto “Superando conexões perdidas entre França e Espanha: estudos para a reabilitação do troço ferroviário transfronteiriço Pau-Saragoça” irá decorrer entre 2017 e 2020. O custo total ascende a 15 milhões de euros.
Para conseguir o apoio da Comissão Europeia, as autoridades das regiões espanhola de Aragão e francesa de Aquitaine elaboraram um documento técnico em que elencaram a importância destes desenvolvimentos para Espanha e França e até mesmo para a rede europeia. O documento presta especial foco na redução da pegada de carbono e o aproveitamento das infra-estruturas.
Os parceiros deste projecto são, além das regiões de Aragão e Aquitaine, o Ministério do Fomento espanhol, a SNCF Réseau e a Adif. A iniciativa conta também com o apoio da Plataforma Logística de Huesca, PLHUS e Fundação Transpirenaica.