A Comissão Europeia anunciou hoje um financiamento de 68 milhões de euros para a modernização da Linha do Minho, no troço entre Nine e Valença.
O Executivo comunitário informa, em comunicado, que o investimento feito através do Fundo de Coesão na Linha do Minho é referente ao corredor Porto-Valença-Espanha, com uma extensão de cerca de 92 quilómetros, que
desempenha “um importante papel económico na região”.
“A modernização irá melhorar o conforto, a segurança e a confiabilidade na linha, reduzindo o tempo de viagem em 10 minutos para comboios internacionais”, argumenta Bruxelas na nota.
Segundo a Comissão Europeia, esta intervenção também “apoiará o desenvolvimento do transporte intermodal, ligando nós importantes como o porto de Leixões, o aeroporto Francisco Sá Carneiro e centros logísticos”.
Citado no comunicado, o comissário europeu responsável pela área da Inovação, o português Carlos Moedas, assinala que esta modernização “irá impulsionar a conectividade de Portugal com o resto da Europa, ao longo da costa atlântica”.
“Para além de promover uma mudança para transportes mais ‘amigos’ do ambiente, os passageiros e empresas terão melhores ligações com a região espanhola da Galiza e maior mobilidade na região do Grande Porto”, acrescenta.
Em causa está a segunda fase do projecto de modernização da Linha do Minho, orçado num total de 125 milhões de euros.
Esta fase inclui a electrificação da linha e a modernização de quatro estações em Midões, Barroselas, Carreço e Carvalha, visando permitir a passagem de comboios de maiores dimensões.
Em meados de Julho foi passado foi inaugurada a electrificação do troço Nine-Viana do Castelo, numa extensão de 44 quilómetros.
Quando concluída a modernização da Linha do Minho, o que está previsto para 2021, a capacidade da via passará de 15 comboios de 300 metros/dia para 20 comboios de 750 metros/dia.