A Comissão Europeia (CE) aprovou a compra da NOL pela CMA CGM, impondo como única condição a saída da NOL da aliança G6, que integra através da APL, a sua insígnia para o transporte marítimo de contentores.
A decisão das autoridades da Concorrência comunitárias era esperada, uma vez que já era público – embora não confirmado oficialmente – o compromisso da CMA CGM de retirar a APL da aliança G6 como contrapartida.
O acordo entre a CMA CGM e o fundo estatal de Singapura para a compra da NOL foi firmado em Dezembro do ano passado. O negócio – o maior da história da indústria – está avaliado em 2,4 mil milhões de dólares (2,2 mil milhões de euros).
A autorização da Comissão Europeia é a primeira das várias necessárias. A CMA CGM espera fechar a operação em meados deste ano.
A CMA CGM anunciou há dias um acordo com a Cosco, OOCL e Evergreen para a formação da Ocean Alliance, capaz de ombrear com a 2M da Maersk Line e MSC.