A Comissão Europeia aprovou hoje 83 milhões de euros para a construção da linha circular do Metropolitano de Lisboa, que deverá estar concluída em 2024.
De acordo com Bruxelas, a nova linha circular “irá ligar melhor a linha Amarela de Lisboa, que serve a zona com maior densidade de emprego, com a linha Verde”, numa obra que, “uma vez concluída, […] reduzirá os estrangulamentos e os tempos de viagem na área metropolitana da capital portuguesa”.
Além disso, o projecto “assegurará uma melhor ligação entre o centro urbano da cidade e a sua periferia, especialmente para as pessoas que se deslocam dos concelhos de Oeiras, Cascais, Almada, Seixal e Montijo para o Cais do Sodré”, destaca a instituição, prevendo um “aumento significativo” da utilização dos transportes públicos no distrito de Lisboa.
Citada pela nota de imprensa, a comissária europeia portuguesa com a pasta da Coesão e as Reformas, Elisa Ferreira, destaca que “este projecto trará muitos benefícios à Área Metropolitana de Lisboa”, entre os quais “ligações mais fáceis entre todas as formas de transportes públicos, tempos de viagem mais curtos, redução das emissões de CO2 e melhor acesso a estes serviços, inclusive para as pessoas com mobilidade reduzida”.
A criação da linha circular do Metropolitano de Lisboa continua a ser contestada por cidadãos e autarcas. Ainda assim, em Maio foi assinado o contrato para a primeira empreitada, num investimento de 48,6 milhões de euros. O Governo estima iniciar a obra ainda este ano.
O projecto prevê a criação de um anel envolvente da zona central da cidade, com a abertura de duas novas estações: Estrela e Santos. O objectivo é ligar o Rato ao Cais do Sodré, obtendo-se assim uma linha circular a partir do Campo Grande com as linhas Verde e Amarela, passando as restantes linhas a funcionar como radiais – linha Amarela de Odivelas a Telheiras, linha Azul (Reboleira – Santa Apolónia) e linha Vermelha (S. Sebastião – Aeroporto).
O populismo fácil do desgoverno Socialista em vez do serviço público mais difícil de concretizar, servem-se os TURISTAS que vêm a Lisboa nos fds em vez dos próprios lisboetas durante a semana, vergonha, o que Lisboa precisa é da ligação directa do seu aeroporto até Alcântara para unir a linha de Cascais à Avenida República e Campo Grande até aeroporto, nada surpreendente para quem afirmou há meses “AS VACAS POLUEM MAIS QUE AS FÁBRICAS” LOL É PARA DIZER SE IGNORÂNCIA PAGASSE IRS PORTUGAL ERA RICO COMO A SUIÇA !