O vice diretor-geral da DG Move espera que Portugal tenha uma ligação de Alta Velocidade Madrid – Lisboa e Porto – Vigo “o mais rápido possível”, mas não avança um prazo.
“Gostaríamos muito de ver, em particular, [as ligações de Alta Velocidade] Madrid – Lisboa e Porto – Vigo concretizadas o mais rapidamente possível”, afirmou Herald Ruijters à “Lusa”, numa sessão, em Bruxelas, no âmbito dos ‘Connecting Europe Days’.
A DG Move sublinhou que a concretização destas ligações está dependente de um acordo entre Portugal e Espanha e os respectivos decisores em matéria de infra-estruturas, bem como da definição de prioridades.
Questionado sobre a possibilidade de os projectos estarem concretizados até 2030, Herald Ruijters apontou que um horizonte temporal “realista” é o que tem vindo a ser defendido pela Comissão Europeia – “2030, 2040, 2050”.
Herald Ruijters garantiu ainda já terem sido realizados os primeiros contactos com o novo Executivo português para saber quais as prioridades nesta matéria.
“Penso também nos possíveis campeonatos de futebol nestes países em 2030 e no facto de não dependerem apenas dos voos, mas na existência de uma verdadeira conectividade”, referiu, acrescentando que a Alta Velocidade seria “um grande contributo”.
Os ‘Connecting Europe Days’, que estão a decorrer em Bruxelas até amanhã, sexta-feira, juntam mais de 3 000 participantes dos Estados-membros e de países vizinhos, como Suíça, Noruega, Ucrânia, Geórgia, Turquia e Moldova.