O novo serviço público de transporte de passageiros na região de Aveiro, concessionado à Busway, começou a operar no passado dia 1.
A nova oferta integra 111 linhas, das quais 74 municipais, 17 inter-municipais e 20 inter-regionais, num total de 3,2 milhões de quilómetros/ano, num acréscimo de 423 mil quilómetros face à realidade anterior à Buswway.
Na prática, a nova operadora assegura os transportes municipais e intermunicipais nos 11 municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, exceptuando o concelho de Aveiro, onde os transportes municipais continuarão a ser assegurados pela Aveirobus / Transdev.
O serviço será assegurado por uma frota de 120 autocarros (metade dos quais novos), com uma idade média de cinco anos, “muito abaixo da média actual nacional, que ronda os 15 anos”, salienta a CIRA, em comunicado. No arranque, há cinco veículos eléctricos e/ou híbridos, número que irá crescer ao longo da concessão.
No âmbito do contrato de concessão, com uma duração de cinco anos, a CIRA pagará à Nateev Express, do grupo israelita Afifi, que detém a Busway – Ciraveiro, cerca de 1,2 milhões de euros anuais.
Na hora da mudança de paradigma da rede de transportes na região, a CIRA agradeceu “o profissionalismo e empenho das empresas do Grupo Transdev, assim como das empresas Autoviação da Murtosa, Autoviação de Souto, Autoviação Feirense e União de Transportes dos Carvalhos, pelo trabalho e serviço disponibilizado aos habitantes e visitantes da Região de Aveiro durante os últimos anos”.