O governo de Cabo Verde já aplicou mais de 25 milhões de contos (283 milhões de dólares) no sector portuário do país, anunciou o presidente da Empresa Nacional de Portos (Enapor), citado pela “Inforpress”.
Franklin Spencer, que falava na inauguração da primeira fase das obras de expansão e modernização do porto do Porto Novo, disse que as verbas beneficiaram já sete portos, estando previstas ainda intervenções nos portos do Tarrafal (São Nicolau) e do Maio.
Dos 25 milhões de contos aplicados na melhoria do sistema portuário nacional, quase três milhões foram despendidos no novo porto do Porto Novo que, de acordo com aquele responsável, valoriza Santo Antão como ilha turística e “centro de produção agrícola”.
O novo porto do Porto Novo, cujas obras foram iniciadas em 2010, compreende três cais, sendo o primeiro, de longo curso, com 136 metros de cumprimento e rampa “roll on/roll off”. O segundo cais, com 118 metros de cumprimento, é polivalente, dispondo também de rampa “roll on/roll off”, e o terceiro e último cais, com 46 metros de cumprimento, destina-se ao apoio à pesca.
O porto dispõe ainda de uma gare marítima com capacidade para receber empresas que prestem serviços relacionados com os transportes marítimos nacionais e internacionais.