O governo de Cabo Verde pretende lançar ainda no primeiro semestre novo concurso público internacional para a concessão dos portos do país.

O anúncio foi feito pelo novo ministro da Economia Marítima cabo-verdiano, Paulo Veiga. “Estamos com uma consultora a fazer a escolha de um melhor modelo [de concessão dos portos] para podermos lançar o concurso internacional, esperemos que seja durante o primeiro semestre de 2020”, disse.

Em Agosto de 2017, o governo cabo-verdiano anunciou a anulação do concurso público internacional para a
subconcessão dos principais portos do país, explicando que o modelo anterior não respondia às exigências da nova visão estratégia definida para o sector.

A multinacional francesa Bolloré tinha vencido o concurso, lançado pelo anterior Executivo.

Paulo Veiga, que desempenhava as funções de secretário de Estado da Economia Marítima desde Janeiro de 2018, vai assumir a pasta ministerial, depois da saída, por razões pessoas, de José Gonçalves, que tutelava o Turismo e
Transportes e também a Economia Marítima.

O novo ministro disse que as grande políticas para o sector já estão desenhadas e que agora é acelerar a sua implementação dessas. Para Paulo Veiga, o facto de agora haver dois ministros para cada um dos ministérios vai facilitar e acelerará a implementação das políticas para o sector.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*