A Caetanobus e a Temsa vão colaborar no desenvolvimento de um autocarro de longo curso a hidrogénio. A produção em série está prevista para 2025.
Líder no mercado europeu de autocarros urbanos a hidrogénio, com veículos a circular em Portugal, Espanha, França, Itália, Alemanha e Dinamarca, a Caetanobus quer agora dar o salto para as viagens e turismo de longa distância, e para isso vai unir esforços com a Temsa.
O produto resultante da parceria agora formalizada será um autocarro eléctrico a hidrogénio, capaz de ser abastecido a 350 ou 700 bares (isto é, na prática em qualquer estação de abastecimento de hidrogénio) e com uma autonomia de até mil quilómetros.
Para ganhar tempo, o primeiro modelo, de dois eixos, será baseado na versão elétrica do Temsa HD12 e terá o seu lançamento já em 2024, com o início da produção em série previsto para 2025. Imediatamente a seguir, será lançado o modelo de três eixos.
A Caetanobus reclama uma grande experiência nos autocarros de viagens e turismo (desde logo, enquanto fornecedora da britânica National Express), enquanto a Temsa já produziu mais de 130 mil veículos e exportou mais de 15 mil para quase 70 países em todo o mundo.