A CaetanoBus venceu o concurso para o fornecimento de 30 autocarros eléctricos e respectivos sistemas de carregamento, anunciou.
De acordo com o comunicado emitido pela construtora, o contrato, valorizado em 12,7 milhões de euros, compreende o fornecimento de 30 autocarros do modelo e.City Gold, fabricados pela CaetanoBus, e de 16 carregadores Siemens, também “made in Portugal”.
Os novos autocarros serão equipados com uma “nova versão de baterias”, com maior autonomia, e sistemas de ajuda à condução e de segurança, como sejam as câmaras de retrovisão (em lugar dos tradicionais espelhos) e os sensores para eliminar os chamados ângulos mortos.
“Esta encomenda vem incentivar a indústria portuguesa, num momento muito critico, não só pela produção em território nacional dos 30 autocarros, mas também pela produção em Portugal dos respectivos carregadores”, sublinha Nuno Lago de Carvalho, COO da CaetanoBus, citado em comunicado.
A Carris já opera com 15 autocarros 100% eléctricos e.City Gold.
Lisboa e Porto acabarão com deus autocarros de serviço público talvez em 2030 e o NAL será lançado nessa data para estar concluido em 2040 ? .
.