A CaetanoBus e a Deutsche Bahn assinaram um contrato-programa para o fornecimento de 60 autocarros a hidrogénio H2.City Gold à DB Regio Bus até 2026.
O contrato-programa representa cerca de 40 milhões de euros para a CaetanoBus. Os primeiros sete autocarros serão fornecidos ainda este ano, para começarem a operar em 2024 na Baixa Saxónia e no Schleswig-Holstein.
Os H2.City Gold são autocarros de 12 metros, com uma lotação de 24 lugares sentados e 47 lugares de pé. A sua autonomia varia entre os 350 e os 550 quilómetros, consoante se esteja no Verão ou no Inverno.
A escolha da CaetanoBus para esta grande encomenda de autocarros a hidrogénio pela Deutsche Bahn decorre da experiência bem sucedida com os dois primeiros H2.City Gold vendidos pelo construtor português, em Maio de 2020, para o projecto eFarm, protagonizado pela Autokraft GmbH, uma companhia do grupo DB Regio Bus.
Desde então, a empresa portuguesa já por diversas vezes foi a escolhida por vários operadores germânicos. Mas nenhum negócio teve a dimensão do agora anunciado.
A DB Regio Bus propõe-se comprar apenas autocarros “limpos” a partir de 2030 e desactivar o último autocarro a diesel em 2038.