Pela primeira vez, o H2.City Gold da CaetanoBus está em demonstração em Itália, ao serviço da Arriva Italia.
O autocarro a hidrogénio da CaetanoBus foi apresentado há dias em Trieste e no seu périplo por terras italianas, pela mão do Grupo Arriva, passará ainda por Brescia, Milão e Terni.
É a primeira vez que o H2.City Gold chega a Itália, e isso mesmo foi sublinhado, aos media locais, por Nuno Lago de Carvalho, CCO da CaetanoBus, que considerou o mercado transalpino um mercado-chave para a marca.
E, na verdade, Itália tem planos ambiciosos de descarbonização dos transportes públicos rodoviários de passageiros, prevendo-se a substituição de centenas de autocarros nos próximos anos, parte dos quais com alimentação a energias alternativas.
O H2.City Gold é um autocarro urbano de 12 metros. A sua propulsão é garantida por uma pilha de combustível a hidrogénio, o que faz com que o veículo emita apenas vapor de água enquanto percorre os 400 quilómetros de autonomia.
Há poucos dias apenas, um H2.City Gold passou a integrar as operações regulares da Alsa, na região de Madrid.
Os planos da construtora nacional apontam para o lançamento, já no próximo ano, de um autocarro interurbano e um autocarro de aeroporto (Cobus) a hidrogénio. Para 2023 está anunciado um autocarro articulado de 18 metros, zero emissões.