A CaetanoBus estará a projectar um autocarro interurbano eléctrico, que se juntará aos urbanos e de aeroporto que já produz.
O alargamento da oferta de autocarros “limpos” da CaetanoBus está implícita no novo contrato-quadro rubricado recentemente com a Siemens Portugal para o fornecimento de sistemas de tracção até 2024.
O contrato-quadro prevê o fornecimento e integração de 650 sistemas de tracção para autocarros 100% eléctricos, a hidrogénio ou de novas tecnologias, para utilizações urbanas, interurbanas ou para infra-estruturas logísticas como aeroportos.
O novo contrato-quadro renova e reforça a parceria estabelecida em 2017 entre a CaetanoBus e a Siemens, ao abrigo da qual foram produzidos 160 autocarros eléctricos, 40 para aeroportos e 120 para os transportes urbanos.
“A parceria com a Siemens, neste e noutros projectos, tem sido muito importante no apoio ao desenvolvimento de soluções de mobilidade sustentáveis”, comentou a CEO da CaetanoBus, citada no comunicado emitido a propósito. “A missão da CaetanoBus passa por trazer ao mercado cada vez mais veículos zero emissões, nos vários segmentos, porque o futuro quer-se descarbonizado”, reforçou Patrícia Vasconcelos.
A Siemens tem em Portugal um centro de competências de eBus que desenvolve sistemas de carregamento, de potência e controlo para autocarros eléctricos.