A CaetanoBus acaba de reforçar a liderança no mercado espanhol de autocarros eléctricos a hidrogénio com a venda de dez H2.City Gold à EMT Madrid, anunciou.
A CaetanoBus venceu o concurso promovido pela operadora de transportes públicos da capital espanhol para a compra dos primeiros autocarros eléctricos a hidrogénio para a sua frota.
O valor do negócio não foi divulgado, mas o preço base fixado pela EMT Madrid era de 640 mil euros por unidade.
Os novos autocarros, a serem produzidos em Vila Nova de Gaia e equipados com a segunda geração da pilha de combustível da Toyota (além de tecnologia Siemens), deverão entrar ao serviço na capital espanhola ao longo do próximo ano.
Segundo o comunicado emitido, a CaetanoBus “conta já com mais de 115 unidades vendidas para várias cidades europeias na Alemanha, França, Espanha, Dinamarca e Portugal”, e reclama a liderança no país vizinho.
“Espanha é um mercado estratégico para nós e por isso estamos muito orgulhosos por nos tornarmos líderes de mercado ao fornecermos mais 10 unidades do H2.City Gold a outro importante operador como a EMT Madrid. A mobilidade a hidrogénio é fundamental para descarbonizar grandes frotas de autocarros e crucial para combater as mudanças climáticas de forma sustentável”, destaca Nuno Lago de Carvalho, CCO da empresa, citado na nota de comunicação.