A Caetanobus venceu o concurso internacional para o fornecimento de dez autocarros a hidrogénio à Wiener Linien, operadora de transporte pública da capital austríaca, Viena.
A Caetanobu vai, assim, fornecer dez veículos H2. City Gold, que entrarão ao serviço da Winier Linien ao longo de 2025. A intenção da operadora é assegurar a linha 39A exclusivamente com veículos alimentados a hidrogénio.
“Testámos vários autocarros a hidrogénio nos últimos anos, especialmente no Verão, com calor intenso e, portanto, em condições difíceis. Em contraste com os autocarros eléctricos, que têm maior autonomia no Verão do que no Inverno, as condições de calor são mais desafiantes para os autocarros H2. (…) O autocarro urbano Caetano provou-se muito bem nos nossos testes. No futuro, transportará os nossos passageiros pela cidade sem emissões, de forma silenciosa e limpa”, comentou Gudru Senk, directora-geral da Winier Linien para a área técnica.
O H2.City Gold da Caetanobus é um autocarro de 12 metros, integra o sistema Toyota Fuel Cell, com uma potência de 70 kW, e o sistema eléctrico da Siemens. A autonomia anunciada é de 400 quilómetros. A lotação é de 78 passageiros.
A Caetanobus reclama a liderança europeia no mercado de autocarros a hidrogénio, estando já presente em diversos mercados, casos de Espanha, Reino Unido, Alemanha e França, entre outros.