A CaetanoBus venceu mais um concurso na Alemanha e vai fornecer dez autocarros a hidrogénio, H2.City Gold, à operadora Wupsi, de Leverkusen.
Os novos autocarros – os primeiros eléctricos a hidrogénio da operadora alemã – serão entregues até meados de 2025, substituindo unidades a diesel. Os H2.City Gold serão fornecidos com a segunda geração do sistema Toyota Fuel Cell, que a CaetanoBus diz ser mais compacto, mais leve e ainda mais eficientes.
Com uma autonomia de 450 quilómetros, os autocarros também poderão fazer viagens mais longas para as áreas rurais. Nomeadamente, serão usados no futuro na linha expresso X24, entre Wermelskirchen e Lev-Mitte, de acordo com a Wupsi Gmbh.
Para abastecimento dos autocarros, será instalado um posto de fornecimento de hidrogénio na estação da Wupsi, em Leverkusen.
“Estamos muito satisfeitos por fornecer os primeiros autocarros eléctricos movidos a hidrogénio para a cidade de Leverkusen e para um operador importante como a Wupsi GmbH. A mobilidade a hidrogénio é fundamental para cumprir as metas de descarbonização das grandes frotas e uma alternativa importante para aumentar a escala dos veículos pesados com emissões zero e lutar contra as alterações climáticas de forma sustentável”, comentou a propósito Nuno Lago de Carvalho, CCO da CaetanoBus, citado em comunicado.