A primeira linha de Alta Velocidade da Califórnia já não terá 1 100 quilómetros mas apenas 480. O resto do percurso será feito na linha actual, depois de modernizada.
O projecto inicial, de uma linha dedicada para a Alta Velocidade, a construir entre Sacramento, no Norte do estado da Califórnia, e Anaheim, no Sul, tinha um custo estimado de 98,5 mil milhões de dólares.
A nova proposta apresentada pela Califonia High Speed Rail Authority (CHSRA) prevê limitar a construção da nova linha a um troço entre Merced e São Fernando Valley, a Norte de Los Angeles. E assim poupar-se-ão 30 mil milhões, essencialmente à custa do abandono da ideia de chegar aos centros de Los Angeles e de São Francisco.
Em alternativa, avançar-se-á com a electrificação e modernização das linhas existentes entre São Fernando Valley e Anaheim, e entre São José e São Francisco, de modo a permitir a sua utilização, tanto pelas composições actuais, como pelos comboios de Alta Velocidade. Custo previsto: dois mil milhões de dólares.
As obras de construção da nova linha de Alta Velocidade deverão arrancar no início do próximo ano. A exploração comercial prevê-se para 2023. O serviço entre São Francisco e Anaheim, só lá para 2029.