A Hyundai venceu o prémio de inovação do International Truck of the Year com o seu Hydrogen Mobility Project, baseado no camião eléctrico a pilha de combustível (FCEV) H2 XCient.

Com uma pontuação de 80 votos, atribuídos pelos membros do júri do ITOTY (entre os quais o jornalista português Ricardo Carvalho, da revista “Comerciais & Pesados”) , o projecto de mobilidade da Hyundai superiorizou-se aos camiões Nikola Hydrogen, Freightliner eCascadia, veículos de condução autónoma Volvo Trucks Vera e Scania AXL e ao projecto Optifuel Lab 3 da Renault Trucks.

O H2 XCient utiliza um sistema de 190 kW com duas pilhas de combustível instaladas em paralelo. A autonomia é de quase 400 km e o carregamento é efectuado em apenas sete minutos.

A Hyundai está, recorde-se, a implementar na Suíça, em parceria com a startup local H2 Energy, uma frota de 1 600 camiões movidos a hidrogénio, que serão disponibilizados a transportadores locais, sendo o objectivo alargar a iniciativa a outros países europeus.

 

 

 

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*