A Caminho de Ferro de Luanda (CFL) transportou 4 181 contentores no primeiro semestre, com isso reduzindo os custos para os carregadores, o impacte ambiental e o tráfego rodoviário.
Apesar da falta de locomotivas e dos constrangimentos no acesso ferroviário ao porto de Luanda, a CFL conseguiu operar de forma quase regular o transporte de contentores entre o porto da capital e o porto seco de Viana, operado pela Multiparque.
E com isso terão beneficiado os carregadores, que viram os custos do transporte naquele eixo baixar entre 210 e 360 dólares/unidade, nos casos dos contentores cheios, e cerca de 185 dólares/unidade nos casos dos contentores vazios. O frete para o transporte rodoviário entre Luanda e Viana (ou vice-versa) pode custar entre 350 e 500 dólares, para um contentor cheio, e 250 dólares para um contentor vazio.
Contas feitas, a CFL estima em mais de um milhão de dólares as poupanças proporcionadas às empresas donas das mercadorias.
Osvaldo Lobo Nascimento, o presidente da CFL, sublinhou, em comunicado, que “a aposta do governo no desenvolvimento do sector ferroviário é o caminho certo (…) para a criação das melhores condições de competitividade da nossa economia”, e reafirmou a aposta “no transporte de mercadorias como forma de tornar a nossa empresa mais sustentável”.