A Lorry-Rail realizou há dias o primeiro comboio de 850 metros entre Boulou, na fronteira Espanha-França, e o Luxemburgo.

O aumento do comprimento dos comboios até aos 850 metros acresce em 30% a capacidade de transporte em cada viagem. No caso, são 48 os camiões que podem subir a bordo.

A Lorry-Rail sustenta que a sua auto-estrada ferroviária encaminha já entre 10% e 12% do tráfego de camiões entre a Espanha e a Alemanha, sendo que os transportadores do país vizinho representarão cerca de metade dos utilizadores do serviço.

No ano passado, acrescenta a empresa, controlada pela Geodis, a procura do serviço aumentou 50%, tendo sido movimentados cerca de 50 mil camiões.

Para o ano corrente, com os comboios de 850 metros, o objectivo é transportar uns 65 mil pesados de mercadorias, nas quatro ligações diárias que cobrem a distância de 1 040 quilómetros.

A médio prazo, a Lorry Rail pretende prolongar o eixo ferroviário até Barcelona, para Sul, e até Malmoe, para Norte.

Para 2014, a companhia propõe-se lançar uma nova auto-estrada ferroviária entre o País Basco espanhol e Lille.

Comments are closed.