A APDL e a ANTRAM assinaram hoje um protocolo para a retirada dos camiões mais poluentes dos portos de Leixões e Viana do Castelo.
A partir do próximo 1 de Janeiro os camiões Euro I, II, III e IV, mais antigos e, logo, mais poluentes, não poderão entrar nem circular nos portos de Leixões e Viana do Castelo.
O acordo entre a APDL e a ANTRAM prevê um período de transição para as viaturas que, a 31 de Dezembro deste ano, estejam já registadas nos respectivos portos, de 24 meses para os EURO I e EURO II e de 36 meses para os EURO III e EURO IV.
O acordo prevê também a redução dos tempos das operações, designadamente o levantamento e entrega de contentores marítimos ou outras mercadorias, com a consequente redução das emissões poluentes e o aumento da rendibilidade das operações dos transportadores rodoviários.
Diariamente entram no porto de Leixões mais de 1 500 camiões. Desses cerca de 27% são das classes de emissões EURO I, II, III e IV.
“Estamos a desenvolver um verdadeiro roteiro para a descarbonização, com um conjunto de medidas que visam reduzir a pegada ecológica da nossa actividade até 2030. Mais uma vez, estamos na vanguarda do sector portuário no que concerne ao respeito ambiental e social”, justificou Nuno Araújo, presidente da APDL, citado em comunicado.
“A ANTRAM tem como um dos seus grandes objectivos a redução das emissões atmosféricas das viaturas dos seus associados e, igualmente, a melhoria das frotas por estes utilizadas. Assim sendo, estamos muito satisfeitos com a assinatura deste protocolo que trará benefícios importantes aos portos, cidades e populações”, comentou Pedro Polónio, presidente d associação dos transportadores.