A Alemanha vai alargar a taxa quilométrica (LKW-Maut) para camiões a todas as estradas do país, a partir de 1 de Julho de 2018.
LKW Maut

Com esta decisão, mais 39 mil quilómetros de estradas passam a ser abrangidas pela LKW-Maut e mais 130 mil veículos deverão ser afectados. As receitas adicionais para os cofres públicos alemães deverão atingir os dois mil milhões de euros anuais.

Desde que foi introduzida, a 1 de Outubro de 2015, a LKW Maut aplica-se em 12 500 quilómetros de auto-estradas e 2 300 quilómetros de estradas nacionais com quatro faixas de rodagem e abrange cerca de 1,6 milhões de veículos de entre 7,5 e 12 toneladas. A receita anual atinge os 4,5 mil milhões de euros.

Até ao final de 2017, o governo federal decidirá sobre a aplicação da taxa quilométrica aos camiões de +3,5 toneladas e aos autocarros de longa distância.

“Com o alargamento das portagens a todas as estradas nacionais, completamos a passagem de um imposto para um financiamento por parte dos utilizadores nas nossas infraestruturas de trânsito. As portagens passam a destinar-se directamente à conservação e desenvolvimento da rede”, justificou o ministro dos Transportes alemão.

 

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  1. Exemplo a seguir pela IP em Portugal contribuindo assim, de forma decisiva, para um plano de mobilidade a nível nacional esperando que a taxa a aplicar na rodovia tenha um valor positivo, ou seja, para que não restem dúvidas, não devem os transportadores rodoviários receber por utilizar a infraestrutura.