A frota portuguesa de camiões é das mais velhas da União Europeia, em termos médios, de acordo com o relatório recentemente divulgado pela ACEA.
Os dados reportam a 2019. Nesse ano, Portugal contava 132 500 pesados de mercadorias (mais 1,9% do que no ano anterior), com a idade média dos camiões a situar-se nos 14,9 anos.
Nesse mesmo ano, circulavam na União Europeia (já não considerando o Reino Unido) 6.2 milhões de camiões. A Polónia tinha a maior frota (1,2 milhões), seguida da Alemanha (um milhão) e da Itália (946 mil).
A idade média da frota europeia, ainda de acordo com a ACEA, era então de 13 anos. Mais velhos que os de Portugal, em média, eram os camiões na Grécia (21,2 anos). Estónia (18), República Checa (17,2), Roménia (16,1) e Bélgica (15,8). Logo atrás de Portugal surgia Espanha (14,7 anos).
As frotas mais recentes eram as da Áustria (6,4 anos, em média), Luxemburgo (6,7), França (9,3), Eslovénia (9,4), Alemanha (9,5) e Holanda (9,6).
Nos comerciais ligeiros, o relatório da ACEA contou 28 milhões em 2019, do quais seis milhões em França, 4,2 milhões em Itália, 3,98 milhões em Espanha e 2,8 milhões na Alemanha. Portugal tinha em circulação 1,14 milhões.
A idade média da frota da UE era então de 11,6 anos e em Portugal atingia os 14,5 anos.
Autocarros em circulação na UE eram 692 207, com cerca de metade concentrada na Polónia, Itália e França. A idade média situava-se nos 11,7 anos. Em Portugal eram 16 800, com uma média de 15,1 anos.