A Autoridade do Canal do Panamá (ACP) adiou para 1 de Junho os aumentos dos preços de passagem previstos para a passada quinta-feira, dia 15.
O adiamento é a resposta das autoridades do Canal do Panamá à carta conjunta que lhes foi enviada pela Câmara Internacional de Shipping (ICS) e pelas associadores de armadores da Ásia (AA) e da Europa (ECSA), em Março passado, quando os aumentos foram conhecidos.
Na missiva, aquelas organizações aludiam ao momento de incerteza que se vive ainda no sector e no comércio mundial e reclamavam mais tempo para os operadores fazerem os necessários ajustamentos.
O adiamento foi, claro, bem recebido, ainda que a Autoridade do Canal do Panamá o tenha justificado apenas com o tempo de adaptação, sem deixar em aberto a possibilidade de rever o tarifário.
Os aumentos anunciados, agora para 1 de Junho, representam agravamentos mínimos de 20 mil dólares, ou mais 57% face ao preço actual, e máximos de 58 500 dólares (mais 167%) por viagem, dependendo do tipo de navio e carga.