O Canal do Panamá alargado recebeu na segunda-feira o 5 000.º navio neo-panamax, um porta-contentores da Cosco. O 4 000.º navio havia sido atingido em Julho.

5 000 neo-panamaxes já passaram pelo Canal do Panamá

O navio porta-contentores Cosco Faith atravessou o Canal do Panamá no sentido Sul (Atlântico-Pacífico). A embarcação mede 366 metros de comprimento e 48,2 metros de largura e tem 13 345 TEU de capacidade. Está alinhada no serviço Manhattan Bridge-AWE2 da Ocean Alliance, entre a Ásia e a Costa Leste dos EUA.

“O aumento constante nos trânsitos neo-panamax reflecte a confiança dos nossos clientes na rota do Canal do Panamá”, indica, citado em comunicado, o administrador da Autoridade do Canal do Panamá, Jorge Quijano.

Dos 5 000 navios neo-panamax, 51% foram do segmento de contentores. Os navios de transporte de GPL valeram 26% e os de GNL 10%. Graneleiros, navios de transporte de veículos e de cruzeiros garantiram os restantes trânsitos.

Os navios neo-panamaxes, maiores que os panamaxes tradicionais, podem utilizar o canal desde que foram abertas as novas eclusas, a 26 de Junho de 2016.

 

Os comentários estão encerrados.