A partir de 1 de Outubro, os porta-contentores Neopanamax beneficiarão de taxas mais competitivas na travessia do Canal do Panamá.

Canal do Panamá

Anunciadas em Junho pela Autoridade do Canal do Panamá (ACP) as novas taxas de passagem no canal foram agora aprovadas pelo governo panamiano, terminado o período de discussão pública.

A nova estrutura de portagens, disponível em  www.pancanal.com/peajes, prevê preços mais baixos para os contentores cheios nas viagens de retorno aplicáveis aos navios Neopanamax que realizem viagens de ida e volta pelo Canal, e quando a taxa de utilização na viagem northbound seja igual ou maior a 70% e o tempo decorrido entre as viagens de ida e volta não ultrapasse os 28 dias (descontados os dias eventualmente gastos em operações logísticas nos terminais panamianos).

Benéfica para o transporte de contentores é também a reclassificação dos navios multipurpose (contentores-carga geral), do segmento de outros para o segmento de carga geral, onde as taxas são mais atractivas.

As portagens para os navios de transporte de GPL e GNL, que a proposta inicial previa subirem, manter-se-ão, afinal, inalteradas. A decisão é justificada com a avaliação dos impactes dos aumentos na cadeia de abastecimento e nos consumidores finais.

 

 

 

 

 

 

Comments are closed.