O Canal do Panamá prevê receber, a 15 de Maio, o maior porta-contentores de sempre, com 20 filas de contentores à largura.

Canal do Panamá recebe o maior porta-contentores de sempre

Em Maio do ano passado, a Autoridade do Canal do Panamá (ACP) anunciou que passariam a poder passar pela estrutura porta-contentores com 51,25 metros de largura, contra os 49 metros anteriores (equivalente a 19 filas à largura).

O Triton, de 14 424 TEU, da Evergreen, que cruzará o Canal do Panamá a 15 de Maio, tem, de acordo com a Alphaliner, uma largura de 51,20 metros (20 filas de contentores) e 369 metros de comprimento. Ou seja, é três metros mais largo e três metros mais comprido do que os maiores porta-contentores que passaram pelo Canal até hoje.

Os novos regulamentos de navegação no canal, adoptados com as novas eclusas, aumentaram apenas a largura dos navios, com o comprimento máximo a permanecer em 366 metros. Os navios que excedam ligeiramente esse limite, caso do Triton, terão de ser autorizados caso a caso pela ACP, segundo explicou a Alphaliner no seu mais recente relatório semanal.

Comments are closed.